sexta-feira, 24 de abril de 2009

Imprensa

Autárquicas: mais de mil lisboetas assinaram petição

A petição que apela a uma convergência de esquerda nas eleições para a Câmara de Lisboa ultrapassou as mil assinaturas, anunciou um dos promotores, que pede uma intervenção «mais actuante» do presidente da autarquia, António Costa.
Lançada no início da semana passada com cerca de 200 personalidades a encabeçar o pedido de uma coligação de esquerda na candidatura à Câmara de Lisboa, a petição já recolheu mais 851 assinaturas.
«Estamos um bocado surpreendidos com o número e a qualidade das assinaturas», disse à agência Lusa Paulo Fidalgo, presidente da Associação Política Renovação Comunista, um dos promotores da petição.
Entre os signatários mais recentes encontram-se o militar de Abril Duran Clemente, o antigo deputado do PS Fernando Pereira Marques, a eurodeputada socialista Ana Gomes, além de diversos professores universitários, figuras do mundo das artes, actores e jornalistas, como Mário Zambujal.
A presidente da Abraço, Margarida Martins, o presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, e Eufrázio Filipe, antigo presidente da Câmara do Seixal, do PCP, são outras personalidades que subscreveram o apelo.
Depois de, no lançamento da petição, os promotores terem defendido que o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, deveria encabeçar uma lista que reúna a esquerda, esta quinta-feira, Paulo Fidalgo pediu uma intervenção «mais actuante» por parte do autarca socialista.
Na sua opinião, António Costa, que tem defendido uma candidatura de esquerda à Câmara de Lisboa, deveria lançar «um desafio mais concreto», com o objectivo de «pressionar publicamente» e procurar «reacções das várias formações à esquerda».
Na próxima semana, a mesa do movimento peticionário deverá reunir-se para delinear novas iniciativas.
Os promotores da petição já enviaram os partidos de esquerda e ao movimento «Cidadãos por Lisboa», da vereadora Helena Roseta, disponibilizando-se para «uma análise do quadro eleitoral na cidade e das possibilidades de um eventual entendimento».
A petição, que pode ser subscrita na Internet através do endereço http://diario.iol.pt/politica/lisboa-camara-antonio-costa-eleicoes-autarquicas-tvi24/www.petitiononline.porlx/petition.html, defende uma convergência de esquerda contra «a vergonha» de ter a direita com a candidatura de Pedro Santana Lopes (PSD/CDS-PP) à frente da autarquia e pelo «rigor, transparência, responsabilidade e empenho» na Câmara de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores