quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em DEBATE está de volta!

Porque subscrevi o Apelo à Convergência de Esquerda para Lisboa?

Porquê apelar à união da Esquerda para estas eleições para a Câmara de Lisboa?
Porque, ao contrário do que diz a Direita, as diferenças ideológicas não desapareceram nem perderam o sentido.
Porque há diferenças fundamentais de valores, que nos fazem ver a vida e o mundo de forma diferente.
Porque a forma de governar uma cidade não é neutra aos pressupostos que definem o papel do Homem na sociedade!
Será que alguém acredita que perante o mesmo volume de meios Esquerda e Direita apresentem exactamente as mesmas prioridades para o Orçamento e para o Plano de Actividades de uma Câmara?
Penso que ninguém de bom senso acreditará que votar na Esquerda ou na Direita dará exactamente o mesmo resultado final!
Há, portanto, uma opção de base a ser feita!
Para quem pensa que os problemas dos homens e mulheres se resolvem pelas regras de funcionamento do mercado e pela acção caritativa, talvez a Direita responda aos seus interesses.
No entanto, para quem acredita que os problemas dos homens e mulheres se resolvem pelo respeito e pela observação dos seus legítimos direitos, para quem acredita que civilização nos trouxe conquistas que precisam ser mantidas e aprofundadas então decerto que é do lado da Esquerda deverá estar.
Se a Direita se entendeu para apresentar uma lista conjunta às eleições autárquicas em Lisboa, porque é que a Esquerda não poderá fazer o mesmo?
Se os herdeiros, de quem destruiu o Teatro Monumental para construir um centro comercial, se unem para retomar as rédeas do governo da cidade de Lisboa, porque não o poderão fazer os continuadores dos que acabaram com a vergonha das barracas na Capital?
Lisboa está decadente! Está quase falida e a cada dia vai-se descaracterizando!
Há erros e omissões imperdoáveis de todas as equipas que passaram pela Praça do Município. Mas é ou não verdade, que o líder da equipa de Direita, que pretende governar Lisboa, é um dos principais responsáveis pelo imenso retrocesso que Lisboa sofreu a partir de 2002?
Por todas as razões, dos mais gerais princípios políticos às mais simples questões práticas de gestão urbanística, é importante que a Direita não regresse ao poder na cidade de Lisboa.
Porque todos os contributos são importantes, porque todas as sensibilidades são úteis, porque sempre que há união surge a força, é importante que todas as correntes de Esquerda tenham a oportunidade de trabalhar em conjunto para bem da Capital do nosso País.
Por isso apelo, com toda a convicção, aos partidos e movimentos que se revêem nos ideais de Esquerda para que se unam, que ultrapassem divergências conjunturais, que pensem no muito que as une, e que mais uma vez juntem esforços para devolver a Lisboa o brilho e a dignidade que ela já teve.
Já o souberam fazer antes, é um dever de cidadania fazê-lo de novo!

Luís Filipe Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores