domingo, 26 de abril de 2009

Está aberto o debate - Esquerda para Lisboa, sim ou não?


Em 1985, a então APU era a maior força política da cidade de Lisboa. Em 1989, uma coligação PS/PCP conquistou a Câmara de Lisboa. O presidente de câmara da coligação era Jorge Sampaio. O primeiro-ministro chamava-se Cavaco Silva. A lógica direita/esquerda foi fácil de explicar aos eleitores..Quando a coligação desapareceu, fora-se também o élan do PCP e da CDU como força maioritária na cidade..Agora, e perante o risco de um Presidente Santana, a esquerda toca de novo a rebate - http://www.petitiononline.com/porlx/petition.html - e procura uma coligação abrangente, incluindo PS, PCP e o BE..
Perguntas e respostas:
a) Pode o PCP participar/dinamizar uma campanha para eleger António Costa, que foi justamente um dos responsáveis maiores pelos mais sérios ataques sofridos pelas autarquias em tempos recentes? A meu ver não pode. Ou não deve.
b) Pode o PCP participar em pé de igualdade com o BE, cuja atitude de cuco é bem conhecida? A meu ver não pode. Ou não deve.
c) Pode o PCP andar lado a lado com o Zé - o tal que fazia falta e tem dado as barracas que se conhecem - e apelar à reeleição do Zé? A meu ver não pode. Ou não deve.
d) Pode o PCP andar a reboque do ímpeto das renovações, dos improvisos e dos soundbites da comunicação? A meu ver não pode. Ou não deve.
Pelo menos da forma como as questões têm sido colocadas não pode nem deve.
.
A menos que os assuntos sejam, de facto, discutidos em volta de projectos e não se transforme a política num mero expediente contabilístico para ganhar eleições.
Fico, no meio de tudo isto, com a sensação que alguém anda a vender peixe fora de prazo...


Segunda-feira, 13 de Abril de 2009


Publicada por Santiago Macias http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/2009/04/esquerda-em-lisboa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores